PIRÂMIDE
Nenhum alimento contém todos os nutrientes necessários à manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento pode oferecer ao organismo nutrientes em excesso. A Villare sempre oferece uma alimentação equilibrada em seu quadro de refeições.
Nenhum alimento contém todos os nutrientes necessários à manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento pode oferecer ao organismo nutrientes em excesso. A Villare sempre oferece uma alimentação equilibrada em seu quadro de refeições.
*Cuidado com os produtos light e diet: apesar de apresentarem redução de algum nutriente, nem sempre esta restrição é em calorias ou gorduras.
*Coma diariamente vegetais de folhas escuras (couve, mostarda, agrião, espinafre, entre outros) e vegetais de cor amarela (cenoura, abóbora, beterraba). Esses são fontes importantes de Vitamina A entre outros micronutrientes.
*Consuma ao menos uma fruta cítrica por dia (laranja, abacaxi, tangerina, caju, entre outras). Elas são fontes de Vitamina C que, além de ajudar o organismo a tornar-se mais resistente a infecções, aumenta a absorção do ferro vindo da proteína animal da dieta (carne), ajudando na prevenção de anemia ferropriva.
*Prepare todos os alimentos com muito carinho, dando sempre um toque especial no visual, o que torna os pratos mais apetitosos. Um prato gostoso e agradável visualmente aumenta a produção de sucos digestivos que facilitam a digestão.
*Coma devagar e preste atenção no que come. Observe primeiro. Mastigue bem, e lentamente, para sentir a textura e o sabor de cada alimento, experimentando o prazer de saborear. Ao alimentar-se dessa forma, seu cérebro receberá maior número de informações, que contribuirão para acionar o centro da saciedade, levando sua fome a ser satisfeita com menores quantidades de alimento. Separe o ato de comer das outras atividades, como ler, assistir televisão, pois estas atividades interferem na recepção destas informações.
*Não adote dietas radicais. Você não vai aguentar por muito tempo e voltará rapidamente para antigos e maus hábitos alimentares. Além disso, a grande perda de peso em curto período de tempo é prejudicial ao metabolismo do organismo. O que ocorre é uma grande redução de massa magra, com consequente redução do gasto energético total, o que leva possivelmente ao aumento de massa gordurosa após a dieta restritiva.
*Se tiver vontade de comer um doce, coma-o! Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
*Movimente-se. Caminhar três vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!
*Não vá com fome ao supermercado. Este cuidado evita que você pegue balas, chocolates e salgadinhos.
*Não compre alimentos que devem ser evitados. Sempre olhe a informação nutricional presente nos rótulos dos alimentos: calorias, quantidades de carboidratos, gorduras, fibras, sódio.